O vinho e a temperatura de armazenagem

Você sabe como guardar suas garrafas de vinho? Qual a temperatura ideal? E por que isso é importante?

Mesmo dentro da garrafa, o vinho está sujeito a reações químicas, que o modificam. Essas reações alteram o caráter frutado, o equilíbrio do álcool e dos taninos, o nível de acidez... E, depois de um período de apogeu, começa o declínio, quando o vinho caminha para se tornar desagradável para o consumo.

O tempo desse processo depende de uma série de fatores relacionados à produção. Alguns vinhos são feitos para durar, a maioria não. Mesmo assim, existe uma condição que tem impacto direto na vida do vinho: a temperatura de armazenagem.

O vinho amadurecerá mais rapidamente em temperaturas mais quentes, que aceleram essas reações químicas.

Mas qual a temperatura ideal?

Para vinhos de guarda, o ideal é que a garrafa seja armazenada a uma temperatura constante, entre 10 e 15°C. Quando um produtor afirma que seu vinho estará em sua melhor condição 10 anos após o ano da safra, tenha a certeza que ele está considerando armazenagem à temperatura ideal.

E, mesmo o vinho que compramos para consumo imediato, o vinho do dia a dia, não deve ser guardado próximo a nenhuma fonte de calor, para não comprometê-lo. Procure sempre locais frescos.

Porém, tão importante quanto a temperatura, em si, é a estabilidade dela.

O aumento da temperatura causa expansão do ar dentro da garrafa, forçando a rolha para fora. Quedas bruscas de temperatura criam um vácuo que força a entrada de oxigênio pela rolha.

A oscilação suave de alguns graus não vai afetar a qualidade do vinho. Flutuações graduais não têm grande impacto, mas mudanças bruscas causam, sim, dano ao vinho.

Sendo assim, cuide com carinho da escolha do local onde guardar as suas garrafas de vinho.

E, como o ar quente é mais leve que o frio, lembre-se que a parte alta de qualquer ambiente será mais quente que a baixa. Na dúvida, brancos e rosés mais para baixo, e tintos mais para cima...

Se quiser continuar lendo sobre as condições ideais de armazenagem do vinho, com informações sobre a posição ideal das garrafas, clique aqui. Ou então, sobre o impacto da incidência de luz sobre o vinho, clique aqui.

E, saúde!




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em